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quinta-feira, 3 de março de 2011

O ACESSO AS TECNOLOGIAS FAVORECE NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

A professora Silma Eleutério desenvolveu diversos projetos na Escola Municipal Dominguinhos Pereira durante o ano de 2010 utilizando diversas atividades com o emprego das mídias, impressa e informática, dentre eles “O respeito a diversidade”. Conforme afirma a professora que uma vez trabalhadas ou utilizadas de modo correto, crítico, orientado, supervisionado pelos pais e educadores as mídias são recursos que contribuem de forma altamente positiva para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
O fim do preconceito no Brasil demanda muita ação política, participação de instituições de ensino de toda natureza; públicas e privadas, participação da sociedade civil e atitudes individuais das pessoas, leis mais severas e promoção da qualidade de vida e dignidade humana. Dessa forma, o desenvolvimento do projeto de intervenção, ficou demonstrado que quando há uma ação de tal natureza onde as pessoas, e no caso presente os estudantes, podem conhecer aspectos data a diversidade étnico-cultural, e reconhecem a riqueza da contribuição dessa diversidade para o nosso país, há uma real e positiva contribuição para se eliminar o racismo e o preconceito que na verdade são frutos da ignorância de quem os pratica. Assim com a participação de todos os segmentos da sociedade é possível, ainda que em médio e talvez longo prazo eliminar esse grave aspecto cultural que lamentavelmente ainda existe em nosso país e no mundo: o preconceito e o racismo.
Foi promovido pela Prefeitura de Montes Claros através das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social/Coordenadoria das Políticas de Promoção da Igualdade Racial o concurso Zumbi dos Palmares - Melhores Práticas de Educação para a Igualdade Racial, III Edição. Professores e alunos do nosso Sistema Municipal de Educação puderam se inscrever nas categorias: projetos pedagógicos (professores); redações (alunos de 6º ao 9º anos), e desenhos (educação infantil). Em cada categoria, foram selecionados os três primeiros lugares, sendo que o primeiro lugar na categoria redação foi ocupado por uma aluna participante desta intervenção: Brunna Vieira Costa, 6º ano 11. Além disso, Joyce Hellen Alves Zuba, também aluna da professora Silma no 7º ano 03, ficou com o segundo lugar nesse concurso. O terceiro lugar ficou com Alisson Erick Souza Rocha, do 6º da Escola Municipal Jason Caetano. O concurso teve como objetivo conhecer, valorizar, difundir e resgatar a cultura afro-brasileira. Buscou, ainda, viabilizar ações transformadoras, por meio da arte, cultura e formação, visando o processo de mudança e participação efetiva dos alunos e toda comunidade escolar. O site contendo a divulgação do nome da aluna do 6º ano 11 que venceu o III Prêmio Zumbi dos Palmares na categoria redação está no endereço
http://www.montesclaros.mg.gov.br/agencia_noticias/2010/nov-10/not_24_11_10_1586.php,
Objetivando trabalhar a valorização da beleza, arte e cultura afro-indígena brasileira, os alunos participaram de oficina de desenho, escrita e colagem de frases e imagens que retratam a diversidade étnica e cultural de nosso país.

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